A UTILIZAÇÃO DO TEATRO ENQUANTO RECURSO ARTÍSTICO E INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Penélope Lopes de Lima

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que engloba prejuízos na interação social, retardo na comunicação e no desenvolvimento da linguagem, déficits nas habilidades de imitação, estereotipias, limitação e repetição de atividades e interesses, entre outras características. O Teatro consegue estimular através de suas práticas, aspectos psicológicos, intelectuais, sociais, motores, cognitivos e físicos. A partir da atuação enquanto Terapeuta Ocupacional e Atriz, conhecendo na teoria e na prática todos os benefícios do Teatro na saúde física e mental; surgiu a necessidade de unir as duas áreas profissionais e conhecer o que tem sido produzido sobre a utilização do Teatro enquanto instrumento de intervenção no Transtorno do Espectro Autista nos últimos 10 anos, visando constatar o que vem sendo elaborado atualmente e contribuir cientificamente para as produções neste campo. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em 4 bases de dados científicos de referência, buscando respostas para o tema em questão. O Transtorno do Espectro Autista tornou-se alvo de inúmeras pesquisas nas últimas décadas, no entanto, pouco ainda se encontra no que tange à utilização da arte, e principalmente do Teatro, como forma de tratamento e intervenção deste quadro.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2019-04-12
How to Cite
LOPES DE LIMA, Penélope. A UTILIZAÇÃO DO TEATRO ENQUANTO RECURSO ARTÍSTICO E INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Journal of Specialist, [S.l.], v. 1, n. 4, apr. 2019. ISSN 2595-6256. Available at: <http://www.journalofspecialist.com.br/jos/index.php/jos/article/view/117>. Date accessed: 06 dec. 2020.